Criação do Mundo

Na origem, nada tinha forma no Universo. Tudo se confundia, e não era possível distinguir a Terra do Céu. Esse abismo nebuloso se chamava CAOS.

Uma força misteriosa, um deus, resolveu organizar e começou moldando o disco terrestre* , depois o pendurou no vazio. Em cima, cavou a abóbada celeste, que encheu de ar e luz. Cobriu a terra de planícies verdejantes e montanhas rochosas ergueu acima dos vales e colocou as águas a rodearem as terras. E com a ordem divina, as águas penetraram nas bacias e formaram lagos, torrentes desceram das encostas e rios surgiram entre os barrancos.

Assim foram criadas as partes essenciais de nosso mundo. Elas só esperavam seus habitantes. Os astros e os deuses logo ocupariam o céu, depois, no fundo do mar, os peixes com suas escamas reluzentes se estabeleceriam e o ar aos pássaros foi reservado. Na terra todos outros animais, ainda selvagens.

Era necessário um casal de divindades para gerar novos deuses e assim URANO, o Céu e GAIA a Terra, puseram no mundo uma porção de outros seres, estranhos seres.

História adaptada do livro: Contos e Lendas de Mitologia Grega, de Claude Pouzadoux

 

*os antigos pensavam que a Terra era chata, rodeada pelo oceano e coberta pelo céu.

 

Imagem retirada da net/ Editada por  Rubiane 
Copyright ©Cléa  Rubiane
   
Todos os direitos autorais reservados 
Recomende essa página
para um ou vários amigos

   

Página Principal                      Menu Mitologia Grega

 

 Grandes Poetas I Mensagens I Músicas I Cartões Virtuais
 Quem Somos / PortfólioContato